{
Volta às aulas: 5 dicas para economizar no material escolar
}

O ano letivo se inicia e os pais já começam a se preocupar. Este é o momento em que todos os pais fazem a mesma pergunta: como economizar no material escolar?

É normal que essa tarefa seja difícil, afinal os preços não têm ajudado muito. De acordo com a Fundação PROCON do Rio Grande do Sul (PROCON-RS), os valores em itens básicos, como apontadores e caixas de lápis de cor com 12 unidades, apresentam uma variação de 1.500%.

Sendo assim, você precisa ter algumas cartas na manga para fazer o período escolar render em ensinamentos para seu filho e em economia para seu bolso. Confira neste artigo cinco dicas incríveis que vão facilitar essa empreitada!

1. Reaproveite os materiais do ano anterior

Talvez um caderno caríssimo tenha sido comprado no ano passado e não tenha sido utilizado por completo. Nesses casos, em vez de comprar outro caderno para o ano atual, seu filho pode reaproveitar o que já tem.

Isso também vale para as colas com tubo quase cheio, lápis e gizes em bom estado, entre outros itens que não tenham sido completamente utilizados durante o ano letivo anterior.

Além disso, por meio dessa reutilização você contribui para que seu filho não seja uma pessoa fútil e consumista, ensinando a ele como ser um consumidor consciente.

Outra tática muito boa é o filho mais novo fazer uso do material escolar do filho mais velho. Assim, você garante, pelo menos uma parte, do material necessário sem custo algum.

2. Afaste-se de marcas famosas

Os fabricantes de produtos licenciados sabem exatamente como chamar a atenção das crianças, não é mesmo? São tantos estilos diferentes que os pequenos são induzidos a escolher a mochila mais cara só porque ela traz o super-herói da moda. No entanto, para você, isso significa gastar muito mais que o necessário.

Para fugir dessa armadilha e economizar no material escolar, você pode negociar com seu filho. Por exemplo, se ele quer ganhar de aniversário aquele tênis com luz de LED e rodinha, diga para ele que você comprará o presente desde que possa trocar a marca famosa do material escolar por uma outra mais em conta. Esse é um argumento que a criança terá muita dificuldade em contestar.

3. Pesquise os preços

Economizar no material escolar exige muita pesquisa. A variação que o PROCON-RS demonstrou na pesquisa que citamos anteriormente não é resultado apenas do grande número de produtos licenciados. É importante lembrar que o preço também pode mudar dependendo da papelaria ou do bairro no qual você compra os itens escolares. Ou seja, o perigo está em todos os lugares.

Antes de passar pelo caixa da loja, faça uma pesquisa em papelarias diferentes para ter certeza de que fez um bom negócio.

Outra dica que você precisa levar em consideração é a consulta em sites de comparação de preços na internet. Dessa maneira, você adquire o material escolar a um preço bacana, sem sair de casa, e ainda aproveita o tempo livre para incentivar a leitura, entre outras atividades importantes para o desenvolvimento do seu filho.

4. Monte um grupo de pais

Responda rápido: você conhece os amigos do seu filho? Além de serem importantes para as crianças, essas amizades podem te auxiliar na busca pelo valor mais justo na hora de comprar o material escolar. Sabe como? Por meio de um grupo de pais.

Converse com os responsáveis por esses amigos e organize um dia para todos irem às compras juntos. Com essa atitude, vocês podem conseguir um excelente desconto devido à grande quantidade de produtos adquiridos ao mesmo tempo.

5. Realize compras coletivas em atacados

Essa estratégia vai potencializar ainda mais a dica anterior. Lojas que vendem em atacado trabalham com valores bem menores que os praticados em estabelecimentos comuns.

Assim, se você e seu grupo de pais comprarem os itens escolares no atacado, a economia poderá ser duas vezes maior. Ótimo, não?

O período escolar pode — e deve — ser um momento especial tanto para seu filho quanto para você. Coloque essas dicas em prática e gaste muito menos!

Gostou do nosso artigo sobre como economizar no material escolar? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Post um comentário
Seu Nome
Seu enndereço de email
Sua Mensagem

     

Nome completo (obrigatório):


E-mail (obrigatório):


Telefone Fixo:


Celular:


Nome do aniversariante:


Data de nascimento do aniversariante:


Tipo de festa (obrigatório):

Festa InfantilFesta 15 anosFesta adultoFormaturaCasamentoEmpresarial


Dia da festa:


Numero de convidados:

adultos
crianças de 6 a 11 anos
crianças de 3 a 5 anos


Como conheceu o Espaço Pier?

Já é nosso clienteIndicação de amigoJá veio em festaPesquisa no GoogleSites na internetOutra forma


Gostaria de agendar uma visita para conhecer o Espaço Pier?

sim

Mensagem


×