{
Como preparar o seu filho para a rotina escolar?
}

As férias acabaram e o ano letivo começou! Todo começo do ano, as famílias que têm filhos pequenos têm a mesma preocupação: o retorno à rotina escolar. Ansiedade, inquietação e insegurança são apenas algumas das emoções que envolvem as crianças nesse período. Isso é comum, afinal, tudo que é novo causa desconforto e desconfiança.

Pensando nisso, elaboramos cinco dicas rápidas que vão ajudar você e seu filho na volta às aulas.

1. Crie uma rotina

A readaptação deve ser gradual, pois as crianças sofrem mais com mudanças radicais. Se durante as férias o seu filho assistia à televisão por muito tempo, é hora de ir diminuindo essa atividade. Mas lembre-se: isso tem de ser feito aos poucos! O mesmo acontece com as horas de sono, o horário de almoço e as brincadeiras. Devagar e quase sem perceber, o pequeno volta à rotina escolar sem que isso pareça chato.

2. Converse com a criança sobre a rotina escolar

Alguns dias antes, aproveite para falar sobre todas as coisas novas que seu filho vai aprender. O importante é que a criança veja a escola como algo bom, não aterrorizante. Pergunte sobre as coisas de que ele sente falta, colegas, professores, de quais matérias ele mais gostou no ano anterior… O diálogo é necessário para que você participe ativamente da vida escolar de seu filho, e isso deve permanecer por todo o ano letivo.

3. Verifique o material escolar

Junto com o seu filho, organize todo o material necessário. Peça a ajuda dele para separar os cadernos, apontar os lápis e arrumar a mochila. Outra boa dica é organizar o uniforme. Deixar tudo para a última hora pode gerar estresse.

Ao arrumar todo o material antecipadamente, além de confirmar que tudo está em ordem e que nada está faltando, você vai envolver a criança nessa atividade e fará com que ela se sinta útil, além de prepará-la para os dias letivos que virão.

4. Retome o sono saudável

A falta de sono regular tende a deixar as crianças mal-humoradas e desconcentradas, sem falar que dormir mal afeta o aprendizado e o comportamento. Por isso, é preciso que a criança durma de oito a nove horas por noite, sem interrupções.

Mas como fazer isso? Existem algumas dicas que podem ajudá-los nesse momento, como desligar a televisão três horas antes de dormir, preparar um jantar leve e investir em uma luz azul, já que essa cor facilita o sono. Com tudo isso, o pequeno conseguirá retornar à sua rotina normal de sono.

5. Organize um encontro entre os amigos

Um fator que torna o retorno à vida escolar mais tranquilo é o convívio da criança com os amiguinhos da escola. Então, que tal juntar todos os colegas para uma comemoração no estilo “volta às aulas”?

Com brincadeiras lúdicas, troca de conhecimento, leituras dinâmicas e guloseimas, uma comemoração em um espaço divertido pode deixar o retorno às aulas mais empolgante! Além disso, conhecer os amigos do seu filho é extremamente importante, já que é com eles que o pequeno passará uma grande parte do tempo.

Retomar a rotina escolar nunca é fácil, principalmente para as crianças. Mas com organização, paciência e diversão, tudo fica mais tranquilo!

Gostou das dicas deste post? E para você, qual é a maior dificuldade enfrentada na volta às aulas? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

Post um comentário
Seu Nome
Seu enndereço de email
Sua Mensagem

     

Nome completo (obrigatório):


E-mail (obrigatório):


Telefone Fixo:


Celular:


Nome do aniversariante:


Data de nascimento do aniversariante:


Tipo de festa (obrigatório):

Festa InfantilFesta 15 anosFesta adultoFormaturaCasamentoEmpresarial


Dia da festa:


Numero de convidados:

adultos
crianças de 6 a 11 anos
crianças de 3 a 5 anos


Como conheceu o Espaço Pier?

Já é nosso clienteIndicação de amigoJá veio em festaPesquisa no GoogleSites na internetOutra forma


Gostaria de agendar uma visita para conhecer o Espaço Pier?

sim

Mensagem


×