{
Entenda porque conhecer os amigos dos seus filhos é importante
}

Não tem como negar que o trabalho de ser pai ou mãe está cada vez difícil, especialmente quando trabalham fora de casa e podem não ter muito tempo disponível para lidar com cada aspecto da vida dos filhos.

O mundo moderno está muito mais complexo e rápido com a internet, smartphones e tablets. A vida urbana está cada vez mais violenta, aumentando os riscos de deixar os filhos nas ruas. As diversas atividades que as crianças e adolescentes fazem (escola, curso de línguas, esportes, etc.) criam diversos núcleos que podem ter influências variadas.

É nesse cenário que entra a preocupação com os amigos. A influência social que a amizade tem na formação de crianças e, principalmente, adolescentes é enorme. Por isso, conhecer os amigos dos filhos é de suma importância, para poder ter certeza que não eles não estão sendo mal influenciados.

Pensando nisso, vamos falar neste artigo sobre como é importante conhecer os amigos dos filhos. Continue a leitura e confira!

Novos sistemas de crenças e valores

A família é o primeiro contato de uma criança com um sistema de crenças e valores. Isso não se limita à religião, é claro, mas às diferentes formas que se elegem como parâmetros de vida, de justiça, de afetividade, de espiritualidade, etc. Os amigos são, normalmente, a primeira forma de contato íntima que uma criança terá com outros sistemas de crenças e valores, que poderão ajudar ou atrapalhar na sua formação.

Influências mútuas

Os filhos não são apenas agentes passivos nas relações de amizade, claro. Eles tanto influenciam como são influenciados pelos amigos. Essa troca de conhecimento e experiências é um aprendizado muito importante que deve ser valorizado, enquanto essa influência for benéfica.

Comparações familiares

Também é com os amigos que se tem contato com outros núcleos familiares. Isso, inevitavelmente, gera comparações sobre a forma como os pais dos amigos agem com eles, sobre como é a dinâmica familiar própria e dos outros, as diferentes formas de estruturação familiar, etc. Isso pode ampliar as noções de respeito ao próximo ou pode fazer as crianças e adolescentes se rebelarem em relação ao poder familiar.

Portanto, é importante conhecer também os outros pais para que juntos possam planejar melhor as atividades recreativas das crianças para que o convívio e relacionamento dos pequenos seja mais saudável e benéfico.

Problemas de socialização

É por meio das amizades que se pode identificar alguns possíveis problemas de socialização de crianças e adolescentes. Timidez excessiva, problemas em criar vínculos, dificuldades em se aproximarem de outras crianças, fazer ou sofrer bullying, estar em grupos excluídos ou não estar em grupo nenhum podem ser fortes indícios da necessidade de um acompanhamento mais próximo, inclusive com ajuda profissional.

Amizades virtuais

Um dos maiores problemas modernos é a forma de lidar com as amizades e contatos na internet, especialmente em redes sociais. Amizades virtuais podem ser benéficas, como uma forma de compartilhamento de experiências mais abrangentes, mas podem também ser nocivas, por encontrar pessoas que, deliberadamente, tenham más intenções. O mundo digital ainda é uma novidade e, por isso, é algo a se tomar muito cuidado.

A importância de conhecer os amigos dos filhos é inegável. Por isso, é preciso se manter próximo, monitorar as redes sociais e observar seus comportamentos.

Ainda tem alguma dúvida? Sugestão? Ou quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário abaixo!

Post um comentário
Seu Nome
Seu enndereço de email
Sua Mensagem

     

Nome completo (obrigatório):


E-mail (obrigatório):


Telefone Fixo:


Celular:


Nome do aniversariante:


Data de nascimento do aniversariante:


Tipo de festa (obrigatório):

Festa InfantilFesta 15 anosFesta adultoFormaturaCasamentoEmpresarial


Dia da festa:


Numero de convidados:

adultos
crianças de 6 a 11 anos
crianças de 3 a 5 anos


Como conheceu o Espaço Pier?

Já é nosso clienteIndicação de amigoJá veio em festaPesquisa no GoogleSites na internetOutra forma


Gostaria de agendar uma visita para conhecer o Espaço Pier?

sim

Mensagem


×