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5 dicas de alimentação saudável para crianças
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Preocupar-se com os filhos é algo inevitável, e aquela brincadeira de ganhar “quem tem o prato mais colorido” é só um dos argumentos para convencê-los a comerem de forma saudável.

Atualmente, cometemos pequenos erros que podem “burlar” ou reduzir o aproveitamento dos nutrientes. Para tentar mudar isso em sua família, você poderá conhecer, no post de hoje, algumas dicas para favorecer a alimentação saudável para crianças. Confira:

1. Lista de compras

É importante que a sua autoridade seja exercida  sem abusos , por isso, compreenda que você é responsável pelas escolhas sobre quais alimentos comprar  e quando servir aos seus filhos. Se houver apenas alimentos nutritivos, a possibilidade de saúde e bem-estar de seus pequenos estará garantida.

Você pode comprar lanches ou biscoitos não tão nutritivos, mas saiba quando permitir. Além disso, evite comprar alimentos processados e embutidos.

2. Horários regulares

Para evitar que as crianças comam compulsivamente ou que exagerem nas porções, é importante que horários regulares sejam estabelecidos. Sabendo os horários corretos, uma rotina será adotada de forma natural, e a família poderá garantir uma alimentação saudável para crianças.

3. Acompanhamento nutricional

As mães devem acompanhar seus filhos não apenas na alimentação, mas na identificação de pequenos sinais na rotina. Se seu filho é ativo e está se mostrando pouco proativo, ou se os rendimentos acadêmicos também não são os mesmos, é fundamental que seja feita uma avaliação nutricional. O acompanhamento de um pediatra e/ou nutricionista é fundamental.

4. Festas

A alimentação saudável para crianças requer momentos de hiato, e as festinhas podem ser utilizadas para as crianças comerem os alimentos que não contribuem de forma nutricional significativa. Também não é preciso privar completamente a criança de doces e guloseimas, não é mesmo?

5. Alimentos e nutrientes indispensáveis

Bebidas

Substitua os refrigerantes por sucos, água, ou até mesmo leite. A água não deve ser esquecida, pois é fundamental não só para uma boa hidratação, mas também para a eliminação de toxinas. Essa é uma alternativa para garantir vitaminas e minerais importantes para as crianças.

Iogurtes e leite

Tente inserir o leite no cardápio das crianças, pois é fonte de Cálcio. Fornecendo esse mineral ao seu filho, você estará preservando pela saúde dos ossos, prevenindo, assim, o risco de osteoporose. O leite também é fonte de vitamina D, muito importante para a prevenção de diabetes tipo I.

Para essa suplementação, pode-se investir também nos seus derivados: iogurtes, biscoitos com cereais, queijos e até mesmo no leite de soja. Lembre-se, também, que os produtos lácteos combinam com grãos integrais, que favorecerão a saúde de seus filhos.

Peixes

Eles não estão tão presentes em nosso cardápio como deveriam, mas é importante que as crianças tenham conhecimento dos nutrientes contidos nesse alimento. Eles são fonte de ômega 3, gordura boa que pode contribuir com o equilíbrio do colesterol bom e ruim, benefício muito conveniente — principalmente para evitar os casos de obesidade infantil.

Vitamina C

Essa é uma vitamina importante para o sistema imunológico e para melhoria do rendimento em inúmeras atividades, por isso as mães podem investir sem medo nos alimentos que são fontes de vitamina C.

A laranja é a fruta referência, mas a manga também é uma excelente alternativa. Já pensou em preparar um suco com as duas frutas para seus pequenos?  A manga é livre de colesterol, sódio e gorduras, destacando-se, ainda, como um superalimento.

Vitamina E

A deficiência dessa vitamina é bastante rara, mas é importante garantir, pois a vitamina E age como um importante antioxidante, auxiliando na proteção de células e ação de radicais livre. Com uma suplementação natural de vitamina E, seus filhos estarão prevenindo inúmeras doenças.

Proteínas

As carnes são a fonte mais comum de proteínas. O frango e a carne vermelha são os que marcam presença constante nos cardápios mais comuns, mas os pais devem atentar para outras opções de proteínas também, como os peixes (já citados acima), os ovos, a soja, dentre outros.

Com essas dicas de alimentação saudável para crianças você poderá cuidar melhor dos seus filhos e convencê-los de que essa é a melhor forma de garantir mais energia!

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